
O início do século XX foi um periodo marcado pela contínua experimentação com o design de cadeiras. Designers e arquitetos inovadores como Charles Rennie Mackintosh na Escócia e Koloman Moser e Josef Hoffmann na Áustria buscavam aplicar formas geométricas e paletas monocromáticas; seguindo o movimento modernista da época. Fabricados à mão e em pequenas quantidades, as cadeiras destes designers eram adquiridos em sua maioria por boêmios ricos. Houve também pedidos especiais de fabricação para prédios públicos.

Design: Charles Rennie Mackintosh
Entre os mais eloquentes exponentes do espírito moderno no design Britânico foi o arquiteto e designer Escocês; Charles Rennie Mackintosh (1868-1928). Unindo a influência da carpintaria tradicional céltica com a pureza da estética japonesa, Mackintosh delineou um estilo refinado e inconfundível à beira do Art Nouveau.

Design: Koloman Moser
Kolomam Moser, além de ser designer de móveis era designer gráfico. Ele tinha uma preferência à formas geométricas e a paleta monocromática, utilizada para indentificar o trabalho da Wiener Werkstätte; marcenarias que ele fundou em Viena com o arquiteto Josef Hoffmann em 1903. A cadeira acima foi considerada audaciosa pelos austríacos no início do século XX, a cadeira de Charles Rennie Mackintosh também fora considerada da mesma forma na Escócia.

Cadeira Cabaret Fledermaus 1905-1906
Design: Josef Hoffmann
Numa visita à Inglaterra para pesquisar o movimento artesanal de 1902, Josef Hoffmann fez amizades com o arquiteto Charles Rennie Mackintosh e ficou impressionado com o estilo geométrico e vibrante dos móveis deste. A influência de Mackintosh está aparente na cadeira craida por Hoffmann para o Cabaret Fledermaus em Viena. A cadeira foi elogiada pela crítica da época.
Fonte: Design Museum
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