quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A arte de sentar no início do século XX


O início do século XX foi um periodo marcado pela contínua experimentação com o design de cadeiras. Designers e arquitetos inovadores como Charles Rennie Mackintosh na Escócia e Koloman Moser e Josef Hoffmann na Áustria buscavam aplicar formas geométricas e paletas monocromáticas; seguindo o movimento modernista da época. Fabricados à mão e em pequenas quantidades, as cadeiras destes designers eram adquiridos em sua maioria por boêmios ricos. Houve também pedidos especiais de fabricação para prédios públicos.

Cadeira de costas altas para as casas de chá da Rua Ingram, 1900
Design: Charles Rennie Mackintosh
Entre os mais eloquentes exponentes do espírito moderno no design Britânico foi o arquiteto e designer Escocês; Charles Rennie Mackintosh (1868-1928). Unindo a influência da carpintaria tradicional céltica com a pureza da estética japonesa, Mackintosh delineou um estilo refinado e inconfundível à beira do Art Nouveau.

Cadeira Purkersdorf para o Sanatório, 1902
Design: Koloman Moser
Kolomam Moser, além de ser designer de móveis era designer gráfico. Ele tinha uma preferência à formas geométricas e a paleta monocromática, utilizada para indentificar o trabalho da Wiener Werkstätte; marcenarias que ele fundou em Viena com o arquiteto Josef Hoffmann em 1903. A cadeira acima foi considerada audaciosa pelos austríacos no início do século XX, a cadeira de Charles Rennie Mackintosh também fora considerada da mesma forma na Escócia.


Cadeira Cabaret Fledermaus 1905-1906
Design: Josef Hoffmann
Numa visita à Inglaterra para pesquisar o movimento artesanal de 1902, Josef Hoffmann fez amizades com o arquiteto Charles Rennie Mackintosh e ficou impressionado com o estilo geométrico e vibrante dos móveis deste. A influência de Mackintosh está aparente na cadeira craida por Hoffmann para o Cabaret Fledermaus em Viena. A cadeira foi elogiada pela crítica da época.

Fonte: Design Museum

Nenhum comentário: