terça-feira, 10 de abril de 2012

Inconsciente Coletivo

Quanto mais fuço portifólios de artistas e designers e as tendências nos diversos meios do design, mais eu acredito no inconsciente coletivo. De acordo com os especialistas que deixam o seu parecer no Wikipédia: Inconsciente Cole(c)tivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psique. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também tem sido compreendido como um arcabouço de arquétipos cujas influências se expandem para além da psique humana. ------ Exótico néam? Mas em minhas práticas palavras de leiga porém interessada no assunto; eu diria que o inconsciente coletivo são idéias, buscas e soluções semelhantes que ocorrem simultaneamente em pessoas em diferentes pontos geográficos, históricos e culturais. 

Logicamente existem os infames ctrl+c ctrl+v na área; ainda mais nos tempos da internet onde a informação é acessível e veloz, mas, existem algumas coincidências que acontecem porque são coincidências mesmo! Penso que algumas novidades borbulham de forma conjunta naturalmente, seja porque o momento presente é propício para determinada inovação, ou devido à influências históricas ou de tendências mãe

Seria tendência uma grande corrida para acompanhar aqueles que inovam, ou um movimento de transformação cultural e estética conjunta? Acredito que não exista uma verdade absoluta em resposta á esta questão. Porém, em meio à este marasmo de coisas iguais que surgem diariamente (em especial no mercado de varejo, ex - mobiliário, produtos para casa, moda e acessórios), surgem idéias irmãs, mas únicas e inovadoras entre si. 

Seguem alguns exemplos:

Conceito paliteiro Caatinga, futuro paliteiro Cactooph para JustMustard desenvolvido pour moi em 2008

 Paliteiro PickUrPine do Rafael Morgan para SuckUk em 2008
Paliteiro Ouch da empresa Fred em 2008

Os três produtos acima foram desenvolvidos na mesma época, de forma independente um do outro. São diferentes em forma, mas todos propõem uma brincadeira na hora utilização de um paliteiro. Não, não pensem que a moda em 2008 era espetar tudo com palitinhos por aí, mas acredito que houve um consenso coletivo não discutido entre esses e possivelmente outros profissionais: que não havia novas soluções para o paliteiro desde os seus precursores e que o palito era um elemento sugestivo e facilmente aplicado no desenvolvimento de novos produtos que pudessem encantar através do humor.

Um outro exemplo seria o movimento néo-cubista no design e na arte provocado pelas novas soluções estéticas aplicadas por arquitetos como Zaha Hadid nos últimos anos. O aumento de obras e produtos com o acabamento geométrico irregular, brincando com perspectivas alteradas, a super geometrização is in. Mas dentre toda essa tendência percebo idéias originais com sentimento comum, e não cópias!

 Reclining Nude do artista plástico Richard Ashby
 Caixa de cerâmica do artista plástico Pavel Janak
 trabalho do designer gráfico Luke Flynt
Centro aquático em Beijing

E vocês o que acham, existe o inconsciente coletivo ou é tudo baboseira psychocrazy e o mundo é dos copiners follow the leader?

Aguardo feedback.



Nenhum comentário: