sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Novas casas para o 9th ward de Nova Orleans - projeto "Make it Right" do ator Brad Pitt

Meu blog tá ficando cada vez mais arquitetônico, mas vamos combinar; arquitetura e design - tudo a ver!

Bom, surfando o dezeen, achei um artigo super bacana sobre o projeto do ator Brad Pitt - Make it Right. O ator sempre foi reconhecido pelo seu amor à arquitetura e como uma das 7 casas dele espalhadas pelo mundo é em Nova Orleans, e talvez pelo seu envolvimento com a integrante da ONU - Angelina Jolie; Ele resolveu ajudar na reconstrução de uma das regiões de Nova Orleans mais afetadas pelo furacão Katrina - o 9th ward.

O projeto inaugurado em 2006 tem como objetivo o desenvolvimento de 150 novos lares sustentáveis, ecologicamente corretos e baratos. O design além de ser obviamente de qualidade, teria como inspiração os tradicionais estilos de casas da região; Shotgun, Camelback e Creole Cottage.

O ator contratou vários escritórios de arquitetura dos Estados Unidos e do mundo inteiro para participar do projeto enviando suas propostas de nova moradia para os cidadãos do 9th ward.

Aqui estão algumas das propostas feitas pelos escritórios de arquitetura contratados:

A solução acima é do escritório Adjaye Architects, em Londres. A questão do preço barato acho que está bem adequado, e os painéis solares sugerem um lar sustentável, mas acho que a questão da identidade local está esquecida.

Constructs - Accra um escritório de arquitetura em Ghana - Àfrica; desenvolveu a proposta acima. Gostei porque engloba fatores como integração da identidade local ao design e boas soluções de sustentabilidade. Os painéis solares permitem o uso de energia alternativa e o grande número de janelas e portas de vidro permitem o aproveitamento da luz natural. A ventilação da casa também pode ser resolvido abrindo as inúmeras janelas - diminuido a necessidade de recorrer ao ventilador. Só não sabemos se o preço será adequado.


Acima: Graft - Berlin. Design mantendo identidade cultural.

acima: Eskew Dumez Ripple - Nova Orleans, LA. Achei inadequado, horroroso, modernista demais para um estado bucólico.

Acima:Billes Architects - Nova Orleans, LA. Proposta sensata porém sem identificação de sustentabilidade.


Acima: Trahan Architects - Baton Rouge, LA. NADA A VER!

Acima: Concordia - Nova Orleans, LA. Bonito design, mas o preço de contrução parece não bater com o briefing.
Acima: Kieran Timberlake - Filadelfia. Hmmmm... NÃO!
Acima: Morphosis - Santa Mônica, CA. Proposta adequada.


Acima: MVRDV - Rotterdam. Na verdade o motivo deste post inteiro é esta última solução. Eu achei esse design offensivo, rude, inadequado, feio, insensível e P@#%¨ C&¨%$#! Tem gente que acha o furacão Katrina deixar milhares de pessoas desabrigadas engraçado.

Aquela cantoria da Eliana caíria bem nesse momento.

Fonte: Dezeen

2 comentários:

William disse...

Os caras tiveram coragem de mandar uma coisa dessa... putz!

Unknown disse...

Este último projeto é de um escritório holandês que é dos melhores do mundo!Eles são um pouco desconstrutivistas e só fazem coisas desse tipo!
Pra dizer a verdade, eu gosto de muitos dos projetos deles!São muito bem pensados, funcionais, sustentáveis...esse pode ter falhado no visual, mas eu diria que o conceito e a funcionalidade do projeto devem ser melhores que muitos dos outros projetos!
Acho essa coisa de identidade do local um pouco complicada de se analisar assim sem ver o projeto todo..tentar imitar a arquitetura original do local, nem sempre é a melhor solução. Se voce ver a explicação desses arquitetos para cada um desses projetos voce se apaixona com todos!Nada é por acaso, todos os materiais, o volume, a fachada, são muito bem pensados e nao estão ali pra fazer as casas ficarem bonitinhas!É claro que de cara a gente percebe que alguns são melhores que os outros ou que nos agradam mais...