quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fazendas Verticais

Surfando pela internet descobri um novo movimento pró sustentabilidade - as fazendas verticais.

Problema

De acordo com o Vertical Farm Project, até o ano 2050, praticamente 80% da população mundial terá residência nos grandes conglomerados urbanos. Aplicando as estimativas mais conservadoras às tendências demográficas atuais, a população mundial aumentará em cerca de 3 bilhões no decorrer dos anos. Um estimado 109 hectares de novas terras (cerca de 20% a mais que o território brasileiro) somado às terras das fazendas atuais, será necessário para o plantio de alimentos para essa futura população se mantivermos as técnicas agrícolas usadas nos dias de hoje. Atualmente, em todo o mundo, cerca de 80% da terra adequado para o uso agrícola já estão sendo utilizados (fontes: FAO and NASA).

Solução
O maior benefício das fazendas verticais será o melhor aproveitamento de espaço. Ao construimos para cima, evitamos o desmatamento extensivo. Haverá a possibilidade de se ter fazendas dentro das grandes cidades fornecendo alimento para a localidade, diminuido preços e níveis de poluição ao diminuir as distâncias para o transporte. A utilização de prédios existentes e/ou abandonados nos grandes centros irá trazer novas funções à elementos desperdiçados.

Os ambientes das fazendas verticais serão altamente controlados, diminuindo a necessidade da utilização de agrotóxicos; podendo ser substituídos por soluções mais ecológicas para o controle de pragas. O desperdício de água e a contaminação de solos e rios também será evitado. A reciclagem de água pré ou pós uso devido à proximidade urbana é um grande ponto positivo, e painéis de captação de energia solar e hélices de energia eólica serão instalados para abastecer energia para estes edifícios agrícolas.

Maiores informações: http://www.verticalfarm.com/

Via: GreenUpgrader

Nenhum comentário: