quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A arte de sentar - um estudo centenário

Inspirada pela exposição do centenário das cadeiras no design museum de Londres, decidi dedicar os próximos posts à história do design de cadeiras dos últimos cem anos (e um pouquinho mais). Estes posts a seguir são dedicados àqueles young e old designers que além do design, cultivam o amor pela história.

Aqui estão os móveis e os exemplos expostos no design museum, que segundo o museu representam melhor o design e a mentalidade de produção de móveis da época.

Final do século IXX

A fábrica Thonet

Até os meados do século IXX, a maioria das cadeiras eram fabricadas à mão, porém, as novos indústrias estavam experimentando com as técnicas de produção moderna para assim obter uma fórmula de fabricar móveis de alta qualidade de forma barata, rápida e em grande quantidade. Entre os industriais que mais obteve sucesso foi o fabricante austríaco Michael Thonet, que liderou a produção em larga escala da empresa Bentwood Furniture. Até o final do século IXX, as suas cadeiras eram encontradas nos lares e escritórios de todas as classes sociais.

Cadeira No. 14, 1870
Produção: Thonet, Austria
Considerado o produto industrial de maior sucesso do século IXX, a Thonet Chair No. 14 (apelidada de "a cadeira do consumidor") teve sua popularidade devido ao seu preço baixo, leveza e resistência. A empresa Thonet teve grande dificuldade em produzir a cadeira No.14 de forma a ser fabricada industrialmente, mas em 1859 ela conseguiu. Versões iniciais eram de laminados colados e em 1861 a Thonet desenvolveu uma técnica de fabricação com parafusos e madeira maciça. Várias modificações foram feitas e até 1870 o No.14 era a cadeira mais barata de Thonet.

Rocking Chair No. 1, 1860
Produção: Thonet, Austria


A popularidade do artesanato e das artes manuais fez com que as classes média e alta comecassem a gostar de cadeiras de balanço e outros modelos de móveis rústicos no final do século IXX. Apesar da natureza industrial de sua empresa, Thonet tirou inspiração do artesanato para o styling de seus produtos. A empresa desenvolveu sua primeira cadeira de balanço a Rocking Chair No. 1 em 1860, e daí para frente as cadeiras de balanço ganharam bastantes simpatizantes e até 1913 uma e cada 20 móveis vendidos pela Thonet, era uma cadeira de Balanço.

Desk Chair No. 9, c.1905

Produção: Thonet, Austria

Desenvolvida pela Thonet com a intenção de ser uma cadeira confortável e barata, a No. 9 (conhecida também como Vienna Chair) foi à venda em 1902. A cadeira obteve status quando o arquiteto Le Corbusier decidiu inserir a cadeira na decoração do Pavilion de l’Esprit Nouveau (O Pavilion do Novo Espirito) Na Exposition Internationale des Arts Décoratifs in Paris de 1925. Le Corbusier justificou sua escolha dizendo “ Acreditamos que esta cadeira, que milhões estão sendo utilizadas, é algo nobre.” Arquitetos de todo o mundo correram para Paris para a exposição, e a instalação de Le Corbusier foi uma das mais adimiradas.

Fonte: Design Museum

- Observação: Minha vó tem na casa dela o Rocking Chair No.1 e o Vienna Chair.. haha... mas creio que seja versão tupiniquim, vou perguntar à ela... hehehe...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A Caixa Mágica




O magic box nada mais é que um cubo estruturado pré fabricado. Seu objetivo é ser um cômodo isolado. Pode ser adaptado para ser um escritório, um estúdio, um loft ou um lar. A simplicidade do design e a utilização das formas e materiais deram ao magic box bastante versatilidade. O fabricante personaliza o magic box de acordo com a sua necessidade.

Se eu tivesse a oportunidade compraria dois magic boxes - um para ser meu escritório de design e o outro para ser meu ateliê; um próximo ao outro num jardim extenso e maravilhoso projetado por burle marx - estilo Caci (Museu de Arte Contemporânea de Inhotim).

- Sonhar é tão bom...

O site do fabricante possui mais informações e imagens bem legais: magicboxincusa.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Novas casas para o 9th ward de Nova Orleans - projeto "Make it Right" do ator Brad Pitt

Meu blog tá ficando cada vez mais arquitetônico, mas vamos combinar; arquitetura e design - tudo a ver!

Bom, surfando o dezeen, achei um artigo super bacana sobre o projeto do ator Brad Pitt - Make it Right. O ator sempre foi reconhecido pelo seu amor à arquitetura e como uma das 7 casas dele espalhadas pelo mundo é em Nova Orleans, e talvez pelo seu envolvimento com a integrante da ONU - Angelina Jolie; Ele resolveu ajudar na reconstrução de uma das regiões de Nova Orleans mais afetadas pelo furacão Katrina - o 9th ward.

O projeto inaugurado em 2006 tem como objetivo o desenvolvimento de 150 novos lares sustentáveis, ecologicamente corretos e baratos. O design além de ser obviamente de qualidade, teria como inspiração os tradicionais estilos de casas da região; Shotgun, Camelback e Creole Cottage.

O ator contratou vários escritórios de arquitetura dos Estados Unidos e do mundo inteiro para participar do projeto enviando suas propostas de nova moradia para os cidadãos do 9th ward.

Aqui estão algumas das propostas feitas pelos escritórios de arquitetura contratados:

A solução acima é do escritório Adjaye Architects, em Londres. A questão do preço barato acho que está bem adequado, e os painéis solares sugerem um lar sustentável, mas acho que a questão da identidade local está esquecida.

Constructs - Accra um escritório de arquitetura em Ghana - Àfrica; desenvolveu a proposta acima. Gostei porque engloba fatores como integração da identidade local ao design e boas soluções de sustentabilidade. Os painéis solares permitem o uso de energia alternativa e o grande número de janelas e portas de vidro permitem o aproveitamento da luz natural. A ventilação da casa também pode ser resolvido abrindo as inúmeras janelas - diminuido a necessidade de recorrer ao ventilador. Só não sabemos se o preço será adequado.


Acima: Graft - Berlin. Design mantendo identidade cultural.

acima: Eskew Dumez Ripple - Nova Orleans, LA. Achei inadequado, horroroso, modernista demais para um estado bucólico.

Acima:Billes Architects - Nova Orleans, LA. Proposta sensata porém sem identificação de sustentabilidade.


Acima: Trahan Architects - Baton Rouge, LA. NADA A VER!

Acima: Concordia - Nova Orleans, LA. Bonito design, mas o preço de contrução parece não bater com o briefing.
Acima: Kieran Timberlake - Filadelfia. Hmmmm... NÃO!
Acima: Morphosis - Santa Mônica, CA. Proposta adequada.


Acima: MVRDV - Rotterdam. Na verdade o motivo deste post inteiro é esta última solução. Eu achei esse design offensivo, rude, inadequado, feio, insensível e P@#%¨ C&¨%$#! Tem gente que acha o furacão Katrina deixar milhares de pessoas desabrigadas engraçado.

Aquela cantoria da Eliana caíria bem nesse momento.

Fonte: Dezeen

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Re-inventando a caneta Bic

Lustre Bic


Fator UAU para qualquer sala.


Porta margarida Bic




Quero muito muito muito muito muito!!!!


Bic para comer


Não sei não mas, a tampa não tem cara de que vai soltar a qualquer hora?! Anti-higiênico não?

- E como fica os matigadores de tampa de bic? coitados...

Fonte: Design Boom

Perucas para gatos




DISPENSA COMENTÁRIOS......

Fonte: Book of joe

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Igrejas Reformadas e Igrejas Contemporâneas

Fuçando o Cool Hunter, ví que eles tinham como novas tendências; a transformação de antigas igrejas em novas casas, a reforma de antigas igrejas transformando-as em algo mais atual, e a construção de novas igrejas contemporâneas.

A reforma de igrejas não é novidade, afinal, há muitos anos isso é algo comum na europa. Tanto que, um dos melhores estúdios de gravação de música no mundo é o Air Studios em Hampstead - Londres, que fica obviamente situado dentro de uma antiga igreja. Uma prova da possível proporção de igrejas reformadas no mundo é que em frente ao air studios existe uma igreja abandonada há muitos anos, que finalmente, após 10 anos (ou mais) de abandono está sendo reformada -a reforma de duas igrejas no mesmo quarteirão!!! impressionante...

Air Studios



Uma antiga igreja tranformada em uma casa

As Igrejas com um design contemporâneo, mostram que a Igreja como entidade percebe que deve manter se moderna e acompanhar o seu público para não perder espaço na vida destes. Podendo conquistar novos adeptos através da arquitetura e design, porque com essas novas igrejas o público atual consegue se identificar.



Existem também boates e bares na europa situados em antigas igrejas. Não consegui achar imagens, mas quando encontrar prometo postar.

Está claro que as antigas igrejas são objeto de inspiração para a morada do futuro.

Fonte: Cool Hunter

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mp3 Anti-Acne

A revista Wired publicou um artigo sobre um Mp3 player lançado no japão que ajuda a combater a acne.

Aparentemente a tecnologia está nos ions liberados pelo Mp3. Os ions negativos abrem os poros e nutrem a pele, enquanto os ions positivos removem o excesso de óleo e fecham os poros.

Funciona assim; ele possui dois botões - o positivo e o negativo. Primeiramente, o usuário deverá encostar o Mp3 na região afetada por acne, espinhas,cravos e etc... Depois ele deverá apertar o botão negativo e esperar entre 5 e 10 minutos. Após os 10 minutos, é só apertar o botão positivo e esperar um pouquinho e: voilá... Goodbye Espinhas!!

Agora só falta saber se este Mp3 é tabajara ou se funciona mesmo.. no mínimo um efeito placebo rola...

Possui 128MB e custa $184.

Fonte: Book of Joe

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Shopping Pedregal - Design por Pascal Arquitectos

Dando uma olhadinha no site do dezeen , me deparei com o projeto arquitetônico de um shopping no subúrbio da Cidade do México - Pedregal. O design do shopping causou controvérsia entre os leitores do dezeen; a maioria se opondo ao design do prédio. Houve vários ataques ao projeto e ao dezeen, inclusive, um leitor ousou opinar que o dezeen teria aceitado dinheiro para expor este projeto na sua página. Observem algumas imagens do projeto abaixo.



Olha, não sei não mas, eu acho que estes críticos estão muito errados, e muito invejosos.

Eu gostei do projeto, ainda mais quando se considera que seja um projeto para um shopping e não para um centro de cultura nem nada especial assim... Normalmente os shoppings são um big box de concreto gigante sem personalidade alguma- além da logo da empresa dona do shopping, ou seja; aquele maldito trevinho verde.

Gostei da utilização do vidro em toda a estrutura básica, aproveitando ao máximo a luz natural, e assim diminuido a necessidade da utilização da iluminação artificial. Adorei a estrutura externa com formas orgânicas e o contraste dos materiais e cores.

O projeto de design de interiores não gostei não, por isso nem postei aqui; mas a crítica dos leitores do dezeen foi com relação ao design externo, a maioria gostando somente do design de interiores. ??????

Posso estar errada, afinal, entendo pouco ou quase nada de arquitetura- sendo uma estudante de design, mas para mim, o design do shopping Pedregal está aprovado!

Fonte: dezeen

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Extintor de Incêndio no blog Design Atômico

Extintor Home Hero


O blog design atômico, do também jóvem designer William do Rio Grande do Sul, tem várias informações interessantíssimas. Entre os posts legais que ví por lá, o que mais me interessou foi o post sobre uma nova solução de design de extintor de incêndio. Este extintor venceu o prêmio de excelência da IDEA em 2007. O design foi executado pelo Arnell Group (EUA).

Citando o blog Design Atômico:

Os designers avaliaram os problemas dos extintores comuns para casa:

-Devido ao seu visual pesado e antiquado, o extintor fica escondido. Difícil de achar em uma situação de emergência.
-A dificuldade de utilização do produto causa apatia e desprendimento.
-Extintores tradicionais são pesados e precisam de duas mãos para usar.

Então eles reinventaram o antigo design de 125 anos do extintor, focando sempre na missão de tornar a tarefa mais fácil e o usuário mais calmo:

-Recebeu uma aparência agradável, podendo ficar exposto na cozinha.
-Ficou mais leve e pode ser utilizado com apenas uma das mãos.
-A forma de utilização é muito mais simples.

-As instruções foram para a parte de trás, para que o usuário possa ler enquanto aponta para o fogo.


- EXCELENTE!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Design Náutico

Quem me conhece sabe - meu sonho é ficar deitada à bordo do meu iate tomando uma taça de champagne foleando uma revista de design opinando -good design ou bad design. Infelizmente, minhas chances estão baixas... Só me restou exercer a profissão.

Para ficar babando, aí estão alguns barcos maravilhosos da Wally, empresa sediada no principado de Mônaco. O interessante é que os iates da wally tem um design completamente contemporâneo, algo incomum no universo iate, jatinhos e lanchas.. tudo que se vê por aí é meio anos 80/90 com um toque Beth Breder. É só pesquisar que vocês vão me entender. Graças à Wally e outras empresas de design náutico que estão saíndo dessa linha, os barcos estão ficando cada vez mais charmosos...





Ainda fuçando a internet no assunto de design naútico, encontrei um site que cita vários cursos de design náutico no mundo inteiro, alguns são cursos de longa distância, permitindo que nós, tupiniquins, estudemos de nossa terra natal.
Vale a pena conferir: http://www.boatdesign.net/web/schools.htm

Mais um pra galera babar!


Fontes: www.wally.com
www.thecoolhunter.net

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Cars

A também young designer Samia (que já tá virando colaboradora :D) me enviou esse opcional de carro abaixo; tenho certeza que a maioria dos homens ficariam loucos com um acessório desses no carro! E garanto que a mulher que vos bloga ia babar num acessório desses também... Tem até espaço pra colocar as canecas!

- Enfim, o envio desse acessório me fez pensar; tenho que postar algo que agrade os leitores e não só as leitoras, por isso dedico este post à carros e seus opcionais pra deixar todos sorrindo!



O accessório de carro ideal para eu que sou nervosa; sendo que meu namorado não me deixa xingar os colegas de trânsito.

- Querido não fui eu que xinguei! foi o carro!




Este carro elétrico feito pelos antigos estilistas da balenciaga - sim, designers de moda estão fazendo carros hoje em dia! Mas observando as imagens abaixo dá para se constar que o carro ficou muito legal. O nome dele é Zoop.


O que gostei desse carro é que ele permite que cadeirantes dirijam. Acessibilidade no futuro vai ser cada vez mais exigido e quase obrigatório. Que sirva de inspiração.


Voltando aos carros elétricos, este carro conceito da chevrolet do salão do automóvel de Detroit ( a lovely city) , me conquistou ! Aceito doações para o meu cofrinho ...

Bom, homens e mulheres espero que gostaram!

- amanhã prometo design náutico!!! uhul!